O amor de Deus em Cristo

September 11, 2017

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

O versículo da entrada do post é o texto áureo da Bíblia Sagrada. O amor de Deus é personificado em seu filho Jesus, que veio a Terra e padeceu por nós. Deus nos amou e deu seu único filho, Jesus, e Jesus quis se entregar por nós. Por livre e espontânea vontade. Ele se desfez de sua glória por amor. Lá em Efésios 5:2 diz assim:

Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus!

O amor de Jesus, por nós não foi egoísta. Ele preferiu sofrer a afronta e levar para si o sofrimento, o escárnio, as humilhações, a morte por nós e o pior, a momentânea separação de Deus, por nós como foi escrito em Mateus 27:46:

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí.”

Alguns manuscritos dizem “Eli, Eli, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?

Jesus, ao carregar o meu, o teu, e o pecado do mundo na cruz, foi separado de Deus. A agonia física era horrível, mas estar separado de Deus espiritualmente era pior. Porque Deus não conseguia olhar para Jesus naquela cruz sem ver o nosso pecado. Então se afastou. Porque Deus é santo, e o pecado afasta o homem dele.

Mas por que tanto amor?Encontramos a resposta lá em João 3:16 “Para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”. Essa é a promessa de seu amor para nós.
E como entender o amor de Deus? Como medir?
O amor de Cristo excede todo o conhecimento, todo o entendimento. O amor de Deus é maior que a nossa capacidade humana de entendê-lo. É maior que nós mesmos. Mas embora não possamos medi-lo, e muito menos entendê-lo, eu te convido hoje a confiar nele. Por que é maior que qualquer coisa desse mundo.
É maior que o teu sofrimento. Deus revela que o sofrimento nos faz confiar nEle por quem ele é, não pelo o que Ele faz. E que o seu caminho é melhor que o nosso.

Foi o que Martinho Lutero fez. Quando o grande reformador estava no leito de morte sentindo dores de cabeça que o deixaram abatido e acamado, ofereceram-lhe um medicamento para aliviar o sofrimento. Lutero recusou e explicou: “Minha melhor prescrição para a cabeça e o coração é que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele cré não pereça, mas tenha a vida eterna!’ E o mais importante? Nada pode nós separar desse amor.

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38

 Até o próximo post!
Share:
Previous Post Next Post

Você pode gostar

Leave a Reply